quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists: "Novos desafios para os linguistas forenses"

Chamada à apresentação de trabalhos: 
PROLONGAMENTO DO PRAZO 

A Universidade do Porto (Portugal) irá acolher a 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists, o 13º congresso bienal da IAFL, entre 10 e 14 de julho de 2017. Esta edição é subordinada ao tema Novos desafios para linguistas forenses. O congresso, coorganizado pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Direito, tem como objetivo promover o debate em torno dos novos desafios para linguistas forenses e para a Linguística Forense. 

A Comissão Organizadora do congresso tem o prazer de informar que o prazo da segunda chamada à apresentação de trabalhos, previsto para 10 de janeiro de 2017, foi prolongado até 24 de janeiro de 2017. A organização do congresso convida à submissão de resumos para ARTIGOS, POSTERS e COLÓQUIOS, em inglês ou em português, na área da linguística forense / linguagem e direito, incluindo, mas não exclusivamente, as seguintes temáticas: 

Linguagens jurídicas: História das linguagens jurídicas; O papel da literacia nas linguagens jurídicas; Gêneros jurídicos; Abordagens críticas às linguagens jurídicas; Formação linguística para profissionais da área jurídica.
Discurso jurídico: Discurso da sala de audiências, da polícia e das prisões; Interrogatórios investigativos; Questões de multilinguismo em contextos jurídicos; Questões de poder em contexto jurídico; Compreensibilidade de documentos jurídico;s Interrogatórios a testemunhas vulneráveis e o sistema jurídico.
Minorias linguísticas e o sistema jurídico: Desvantagem linguística perante a Lei; Tradução e interpretação jurídicas; Questões de Direitos Humanos.~
Legislação no domínio da linguagem: Política linguística e direitos linguísticos; Linguagem ofensiva; O linguista como perito.
Prova linguística e linguística investigativa: Fonética forense e identificação de falantes; Estilística forense; Determinação da nacionalidade com base na língua; Análise de autoria; Plágio Litígios de marcas comerciai;s Avisos em produtos de consumo; Falsificação e fraude. 
Outros subtemas relacionais com linguística forense: Linguística forense computacional; Cibercrime Identidades online e comunicação multimodal interativa; Abordagens multimodais à linguística forense; Mediação intercultural; Direito comparado.

ARTIGOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL: Artigos originais para apresentação oral de 20 minutos, com 10 minutos adicionais para perguntas. Os resumos, com a dimensão máxima de 300 palavras, incluindo referências, deverão ser enviados através da página de submissão de resumos do congresso (https://easychair.org/conferences/?conf=iaflporto2017) até 24 de janeiro de 2017. 

Não inclua o seu nome, instituição e endereço de email no corpo do resumo. A informação relativamente à aceitação ou rejeição dos trabalhos propostos no âmbito da segunda chamada será enviada até 15 de fevereiro de 2017. 

POSTERS: As propostas para a submissão de posters deverão possuir, no máximo, 300 palavras, incluindo referências, e deverão ser enviadas através da página de submissão de resumos do congresso (https://easychair.org/conferences/?conf=iaflporto2017) até 24 de janeiro de 2017. 
Os posters, que ficarão afixados durante o congresso, devem ser de formato A0 (841mm x 1189mm) em formato vertical. A informação relativamente à aceitação ou rejeição dos trabalhos propostos no âmbito da segunda chamada será enviada até 15 de fevereiro de 2017. 

COLÓQUIOS: Convida-se a apresentação de propostas para colóquios sobre temas específicos relacionados com linguística forense/linguagem e direito. Cada colóquio deve ser constituído por vários artigos individuais e uma discussão conjunta. A(s) pessoa(s) responsável(eis) pela organização do colóquio será(ão) responsável(eis) pela distribuição do tempo entre a apresentação do colóquio, as apresentações individuais e a discussão, embora a organização do congresso recomende a atribuição de 15 minutos por artigo, com 5 minutos adicionais para discussão. 

As propostas de organização de colóquios devem ser submetidas pelos respetivos organizadores e incluir um resumo até 750 palavras com uma descrição global do colóquio, o nome dos palestrantes e os títulos das apresentações, bem como o nome dos moderadores. As propostas submetidas devem incluir, também, a duração prevista do colóquio (1h00, 1h30 ou 2h00). Após receção da confirmação de aceitação, e até ao final de março de 2017, os organizadores dos colóquios deverão submeter os resumos individuais do respetivo colóquio (até 300 palavras por resumo), com vista à sua inclusão no programa do congresso. 

Língua oficial: A língua oficial da 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists, subordinada ao tema New Challenges for Forensic Linguists, é o inglês, à exceção das sessões específicas em português. 

Organização: Faculdade de Letras e Faculdade de Direito, Universidade do Porto Comissão Organizadora: Rui Sousa-Silva (Presidente), Belinda Maia (Presidente Honorária), Rita Faria, Silvana Mota-Ribeiro, Jorge Teixeira, Rui Effe, Joana Forbes, Milaydis Sosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário