quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cine Olympia e UFPA realizam mostra de cinema russo “Mosfilm 90 anos” em novembro

Uma boa dica para os amantes de filmes. Para exibir as diversas fases do cinema soviético e russo e suas relações com as transformações históricas, a Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, e o Cine Olympia promovem a mostra “Mosfilm 90 Anos”, que começa nesta quinta-feira, 12, e segue até o dia 18 de novembro. A mostra será apresentada no auditório da Pró-Reitoria de Administração (Proad), localizado no térreo do prédio anexo à Reitoria da UFPA, e no Cine Olympia, no bairro Campina. A programação é gratuita.

O público poderá apreciar, ao todo, oito filmes, os quais permaneceram inéditos no circuito comercial brasileiro até 2014, quando a mostra ocorreu pela primeira vez na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As obras são trabalhos da indústria cinematográfica russa sobre o cotidiano e a política do País, com produções de diversas épocas e gêneros variados.

Filmes - Para abrir a programação no dia 12, será exibido “Às Seis da Tarde Depois da Guerra”, a partir das 16h, no auditório da Proad. A produção é de 1944, dirigida por Ivan Pyryev. Trata-se de um musical sobre dois amantes separados pela guerra. No mesmo dia, às 18h30, no Cine Olympia, estará em exibição o filme O Velho e o Novo, de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, de 1929, que aborda como a coletivização da agricultura pode modificar antigos e tradicionais padrões de pensamento.

Os outros seis clássicos que poderão ser assistidos são: Lenin em Outubro (1938), Primavera(1947), O Retorno de Vassily Bortnikov (1952), O Fascismo de Todos os Dias (1965), A Mãe(1989) e Tigre Branco(2012). Acesse aqui a programação completa com informações sobre sinopses, diretores e locais e horários de exibição dos filmes.

Mosfilm – Fundada em 1924, ano da morte de Lenin, a empresa comemorou 90 anos de existência em 2014. Seu longa-metragem de estreia foi Nas Asas. A Mosfilm produziu inúmeros filmes que fazem parte da história do cinema soviético e mundial, todos assinados por diretores consagrados.

Serviço:
Mostra de cinema “Mosfilm 90 Anos”
Período: 12 a 18 de novembro
Locais: Auditório da Proad (prédio anexo à Reitoria da UFPA), e no Cine Olympia, localizado na Avenida Presidente Vargas, 918, bairro Campina, Belém-PA
Horários: Sessões às 16h ou às 18h30
Acesse aqui a programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário