segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mobilidade para um período de intercâmbio na Universidade do Algarve

As inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de maio de 2014, devendo para tal, os estudantes ser inicialmente selecionados na universidade de origem, para depois efetuarem a candidatura online no nosso formulário eletrónico.


Os documentos necessários para a submissão das candidaturas são os seguintes:
· Registo Académico/Histórico Escolar;

· Curriculum Vitae;

· Cópia digitalizada do passaporte;

· Autorização de Candidatura /Home institution authorization form (https://www.ualg.pt/home/sites/default/files/seccoes/grim/home_institution_authorization_form_0.pdf) assinado pelo estudante e pelo responsável/coordenador de mobilidade da instituição de origem (este documento deve ser também carimbado);

· Contrato de Estudos/Learning Agreement (https://www.ualg.pt/home/sites/default/files/seccoes/grim/learningagreementw.doc) este documento deverá obrigatoriamente preenchido a computador, assinado pelo estudante e pelo responsável/coordenador de mobilidade da instituição de origem e carimbado;

· Preencher o Formulário de registo electrónico (https://www.ualg.pt/home/pt/content/formulario-incricao), onde deverão submeter os documentos acima indicados. 

No formulário eletrónico os campos são maioritariamente de preenchimento obrigatório e aconselhável a escolha de unidades curriculares/disciplinas que totalizem 30 ECTS/semestre.

A oferta formativa está disponível em http://www.ualg.pt/home/pt/cursos/licenciatura

A Universidade do Algarve, através do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) é parceira do programa Ciência sem Fronteiras (CSF) (atualmente apenas ativo para Doutoramentos e pós-Docs) e Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Um dos pontos fortes são os centros de investigação que produzem inovação e valor acrescentado em diferentes domínios, como as Ciências do Mar, Biologia e Biomedicina, Eletrónica e Telecomunicações, Artes e Comunicação e Turismo e Organizações. Abertos ao mundo, estes centros de investigação recrutam os melhores jovens investigadores e contribuem anualmente com importantes e numerosos resultados científicos, construindo assim a excelência do ensino e investigação na Universidade do Algarve.

A aposta da Universidade do Algarve na internacionalização levou também à sua participação num grande número de programas de cooperação e desenvolvimento do Ensino Superior, fazendo desta também uma das universidades portuguesas com maior número de mestrados (7) e doutoramentos (2) no âmbito do programa Erasmus Mundus.

É também importante referir que a cidade de Faro é a capital de uma região, cujo principal sector de atividade é o Turismo, tendo também inúmeras atividades ligadas ao Mar, como a pesca, desportos náuticos, lazer ou investigação científica. O Aeroporto Internacional de Faro encontra-se a cerca de 9 km do centro da cidade e tem ligações para várias cidades europeias. A cidade possuí vários serviços públicos concentrados na Loja do Cidadão, onde num só local podem ser tratados inúmeros assuntos.

O Consulado Geral do Brasil em Faro, que abriu recentemente, mantém excelentes relações com a Universidade do Algarve, organizando todos os anos uma recepção aos estudantes brasileiros na época do Natal, pretendendo também receber os estudantes no inicio de cada ano letivo. Esta relação de proximidade, entre as duas Instituições é, sem dúvida, uma mais valia para os estudantes brasileiros que se cheguem pela primeira vez a um país estrangeiro e mais concretamente à Universidade do Algarve.

Contato:
António Martins Ramos
Relações Internacionais e Mobilidade / International Relations and Mobility Office
Universidade do Algarve / University of Algarve
Edifício n.º 5 / Building nr. 5
Campus de Gambelas
8005-139 Faro, Portugal

Tel. +351 289 800 031 (ext. 7031)
Fax +351 289 800025
E-mail: gri@ualg.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário