terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programa Erasmus Mundus abre inscrições para Doutorado sanduíche


A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), lançou o edital para a seleção de candidatos para participação no Programa Erasmus Mundus Babel. A seleção é destinada para aqueles que desejam realizar o Programa de Mobilidade de Doutorado Sanduíche em uma universidade europeia. Confira aqui o edital.

As bolsas podem ter duração de seis ou dez meses. Os candidatos selecionados, durante a viagem, receberão uma bolsa de estudos que cobrirá despesas, como passagens aéreas de ida e volta; seguro obrigatório: saúde, viagem, acidente; Taxas de matrícula (quando aplicável) e manutenção mensal de 1.500 euros no país de destino, durante o programa.

Destino – Entre as universidades parceiras do programa, estão: Ghent University, da Bélgica; Universidad de Valladolid e Universidad Politècnica de Valencia, da Espanha; Université Montpellier, da França; Politecnico di Torino, da Itália; Rijksuniversiteit Gröningen, dos Países Baixos (''Holanda''); Adam Mickiewicz University, da Polônia; Universidade do Porto, de Portugal, e Lund University, da Suécia. As candidaturas poderão ser feitas para até três universidades pela página eletrônica do programa.

Áreas de estudo – O programa cobre áreas de estudo relacionadas às Ciências Agrárias; Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional; Estudos Comerciais, Ciências de Gestão; Educação, Formação de Professores; Engenharia, Tecnologia; Geografia, Geologia; Direito; Matemática, Informática; Ciências Médicas; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Comunicação e Ciências da Informação e outras áreas de estudo, como: Energias renováveis, Alterações climáticas e Direitos Humanos.

Inscrições – Antes de fazer o upload dos documentos e finalizar a candidatura no site do projeto Babel, os candidatos deverão comparecer à Prointer até o dia 13 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 16h, para conferência dos seguintes documentos: Comprovante de matrícula ativa na UFPA; ficha de Candidatura Erasmus Mundus preenchida, assinada e com foto 3x4 colorida colada; Curriculum Lattes atualizado e assinado; cópia do diploma de mestrado de qualquer IES; autorização do curso Erasmus Mundus.

As inscrições online para o programa serão realizadas até o dia 15 de novembro, tendo como referência a hora central europeia (CET). O candidato poderá preencher o formulário em inglês, português ou espanhol, dependendo da instituição de ensino escolhida. Caso o interessado pretenda candidatar-se a instituições de três países diferentes, nas quais diferentes línguas são utilizadas, o formulário e os documentos devem estar em inglês.

Junto com o formulário online, devem seguir, em formato PDF, uma foto; Carteira de Identidade; Passaporte (opcional); diplomas de todos os graus acadêmicos (graduação e mestrado); Histórico Escolar (Se estiver em língua estrangeira, deverá ser carimbado na Prointer);Declaração de apoio; Support from home emitida pelo responsável apropriado da UFPA apresentando o candidato, bem como sua condição de elegibilidade ao programa; Declaraçãoemitida pela UFPA, comprovando que o candidato se encontra inscrito no curso de doutorado (Enrollment in degree course); Certificado de línguas, de acordo com os requisitos da instituição escolhida; Declaração de honra do candidato (Declaration of Honor) e o certificado de estudos (Transcript of Records).

Mais informações na Prointer, localizada no prédio da Reitoria do Campus Universitário, 3º andar, ou na sede, localizada na Trav. Três de Maio, 1573 (entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt), em Belém. Tel.: (91) 3201-7211 - prointer@ufpa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário