sábado, 6 de julho de 2013

Inscrições abertas para o Programa Fórmula Santander

ATENÇÃO: O EDITAL FOI REVISADO NO DIA 17/JUL. SE VC BAIXOU ANTERIOR A ESTA DATA, BAIXE O ARQUIVO NOVAMENTE.

Alunos que estiverem regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Pará terão a chance de participar da seleção de bolsas do Programa Fórmula Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, por meio de formulário onlinedisponível no site do Programa Santander Universidades. Três alunos farão intercâmbio com duração de um semestre, em universidades vinculadas ao Programa. Confira aqui o Edital.

Os participantes podem escolher a universidade-destino entre as instituições de ensino superior conveniadas ao Santander Universidades dos seguintes países: Argentina, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. O resultado final será lançado no início de outubro de 2013.

Cada aluno receberá uma bolsa no valor total de quatorze mil, trezentos e quatro reais e cinquenta centavos, a partir da data de lançamento do programa, que ocorrerá em 2014, e mais cinco mil euros, o equivalente a R$11.182,00, a ser creditado em conta corrente em uma única parcela, a partir de novembro de 2013.

Pré-requisitos - Para participar, o candidato precisa preencher os seguintes requisitos: ter coeficiente de rendimento superior ou igual a 8,0; ter sido, no máximo, reprovado duas vezes até o atual período; estar cursando a partir do 3° ano (ou 5° semestre) até o penúltimo ano do curso; não ter obtido bolsa para o Programa Santander Universidades nas edições anteriores nem em programas de intercâmbio mantidos com a UFPA e não estar com a matrícula trancada.

Documentação - O aluno deverá entregar os seguintes documentos pessoais: cópia do comprovante de inscrição devidamente preenchido, histórico escolar da UFPA; curriculum lattes documentado; o termo de compromisso dos pais devidamente preenchido e assinado; documento de compromisso de reconhecimento acadêmico devidamente assinado por um professor efetivo, vinculado ao curso em que o acadêmico está matriculado na UFPA. Confira aqui o modelo de plano de Estudos.

Além dos documentos pessoais, o candidato precisará entregar, também, o certificado de conclusão de curso em língua estrangeira, conforme exigências da instituição de destino, sendo opcional aos que se destinam a Portugal; termo de indicação assinado por professor da UFPA e carta de motivação assinada pelo aluno, explicando os motivos pelos quais merece uma vaga no programa.

Os documentos acima relacionados deverão ser entregues em envelope lacrado, até o dia 23 de setembro de 2013, no horário das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 3º andar do Prédio da Reitoria do Campus Universitário, ou na Travessa Três de Maio 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.

Histórico – O Programa Fórmula Santander foi lançado em 2010 com a finalidade de promover o intercâmbio acadêmico e cultural, bem como fomentar o desenvolvimento da pesquisa e de tecnologia. É uma iniciativa que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, da Espanha e do Reino Unido, com a oferta de 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado e bons conhecimentos de outros idiomas.

Parceria - O projeto é uma parceria da UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) com o Programa Santander Universidades e promoverá aos participantes vivenciar novas culturas e conhecimentos, fomentando internacionalização da atividade acadêmica.

GP do Brasil - A entrega das bolsas será realizada no Autódromo de Interlagos, no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no dia 22 de novembro, em São Paulo. Além do Brasil, o programa beneficia alunos de graduação e pós-graduação da Espanha e da Inglaterra, em um total de 300 bolsas de estudos concedidas, sendo que o valor dessas bolsas é superior à média dos programas semelhantes. Os contemplados também terão a possibilidade de realizar estágios formativos no Santander.

Os resultados finais serão divulgados nos site da Prointer, onde estão disponíveis o edital e os documentos para dowload.

Serviço
Programa Fórmula Santander 2013
Inscrição: Até o dia 22 de setembro de 2013, via formulário online, e entrega de documentação
Mais informações no site da Prointer e do Programa Santander

Texto: Beatriz Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário