terça-feira, 7 de maio de 2013

Oportunidade para bolsas de estudo no Japão


O governo do Japão oferece, anualmente, diversas bolsas de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Em Belém, o Consulado Geral do Japão está recebendo, até o dia 29 de maio, as inscrições para pleitear bolsas de estudo no Japão para a modalidade de pesquisador e, até 28 de junho, para graduação, escola técnica e curso profissionalizante.

Critérios - Para pleitear a vaga, é preciso seguir os requisitos básicos: ser brasileiro e ter fluência na língua inglesa ou japonesa; no caso das vagas de pesquisador, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo; e, para as demais modalidades, é necessário ter até 22 anos incompletos na data da viagem e ter concluído o ensino médio.

A seleção é feita por meio de análise de documentos, prova escrita e entrevista. Os benefícios da bolsa são ajuda de custo, passagem aérea de ida ao Japão e de volta e pagamento das despesas escolares e hospitalares.

Áreas de estudo - A bolsa para pesquisador abrange os estudos nos cursos de pós-graduação, em todas as áreas, e cursos oferecidos pelas universidades japonesas. O período de estudo para modalidade de graduação é de cinco anos e são oferecidos cursos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Biológicas e Exatas. A da escola técnica destina-se ao nível técnico, com duração de quatro anos, e engloba os cursos de Engenharia de Materiais, Mecânica, da Informação, da Comunicação e Network, Elétrica e Eletrônica, Marítima, Civil, Arquitetura, entre outros. A modalidade de curso profissionalizante disponibiliza três anos para os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicação, Nutrição, Educação Infantil, Secretariado, Administração Hoteleira, Turismo, Moda, Design e Fotografia.

Oportunidade - Estas bolsas de estudo oferecem aos estudantes a oportunidade de acesso à pós-graduação, graduação, escola técnica e a curso profissionalizante em instituições japonesas. Desde 1993, 163 estudantes dos Estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá viajaram para o Japão e, após a conclusão dos respectivos cursos, retornaram ao Brasil, colaborando para o desenvolvimento econômico e social de seus Estados de origem.

Nesta terça-feira, 7, o Consulado Geral do Japão em Belém, a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira e a Associação Paraense dos Bolsistas Japão-Brasil (ABJB) realizam, em conjunto, a apresentação das bolsas de estudo. O evento será na Travessa 14 de Abril, 1128, a partir das 18h, quando haverá depoimentos dos bolsistas brasileiros que estudaram naquele país e retornaram, recentemente, a Belém.

Serviço:
>> Bolsas de estudo do governo do Japão
Inscrição: até 29 de maio de 2013 (pesquisador)
até 28 de junho de 2013 (graduação, escola técnica e curso profissionalizante)

>> Informações e fornecimento de formulários de inscrição:
Consulado Geral do Japão em Belém - Av. Magalhães Barata, 651 Ed. Belém Office Center, 7º andar - (91)Tel.: 91-3249-3344
Horário: 9h – 12h e 14h – 17h

>> Apresentação das bolsas de estudo: 7 de maio, terça-feira, às 18h, na Travessa 14 de Abril, 1128 (Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira)

Texto: Divulgação / Consulado do Japão em Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário