segunda-feira, 22 de abril de 2013

Intercâmbio aprovado por alunos

Pesquisa feita pelo governo de Pernambuco junto aos jovens do Ganhe o Mundo revela grau de satisfação e aprendizado

O resultado parcial de uma pesquisa com os estudantes que participaram do Programa Ganhe o Mundo (PGM), intercâmbio para o exterior promovido pela Secretaria Estadual de Educação, aponta que 85% dos entrevistados consideram a iniciativa excelente e 66% classificam da mesma forma as escolas por onde passaram nos outros países. Além disso, 100% dos jovens ouvidos recomendam o intercâmbio para os colegas, inclusive os quatro únicos adolescentes que desistiram até agora de concluir o semestre no país de destino. Os motivos alegados para a desistência foram saudades da família.

   Ampliar imagem
Vitória Maria Mendes, 15 anos, embarcará em agosto

Até agora 70% dos alunos beneficiados foram ouvidos. Dentro de um mês a secretaria deve divulgar a pesquisa completa. Na última sexta-feira, mais uma listagem com o nome de 1.275 estudantes da rede estadual de ensino foi divulgada. A primeira turma começa a embarcar em agosto. Essa é a primeira seleção da versão 2013/2014 do programa e a terceira desde que o projeto foi criado.

Na opinião de Aurélio Molina, coordenador do projeto, a pesquisa revela que a proposta tem sido bem aceita por famílias de todas as classes sociais do exterior. Isso porque 15% dos entrevistados consideraram as famílias muito ricas; 50% ricas; 26% classe média alta; 7%, classe média média; e 1,4% média baixa. “Os números mostram que os pernambucanos foram aceitos por todos”, analisa Molina.

Fluência
Um outro dado que chama a atenção na pesquisa é quanto à fluência em língua estrangeira. Um total de 26% considerou ter voltado com a fluência excelente; 70% acreditam estar com a fluência boa; e 4,8%, regular. “Além disso, 80% disseram ter melhorado muito o aprendizado de forma geral”, acrescentou Molina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário