quinta-feira, 18 de abril de 2013

Inscrições abertas para o Programa Top China 2013

Inscrições até o dia 12 de maio (domingo). A PROINTER receberá a documentação até o dia 13 de maio (segunda-feira).

Atenção: Considerando que o Programa Top China ocorre em nível nacional, coincidindo com o período letivo da UFPA até agosto, o aluno contemplado com a bolsa deverá negociar com sua faculdade a possível antecipação de provas e justificativa de faltas. A PROINTER se dispõe a fornecer uma declaração para facilitar este processo e justificar o período de mobilidade.

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) lançou edital no âmbito do Programa Top China Santander Universidades 2013, que levará quatro estudantes de graduação da UFPA e um professor para as Universidades de Shangai Jiao Tong ou de Peking, na China, em um período de três semanas. O objetivo do programa é contribuir, por meio das relações acadêmicas entre Brasil e China, para o incremento da qualidade da formação dos alunos e professores das instituições de ensino participantes. As inscrições irão até o dia 12 de maio. Confira aqui o Edital. 

Pela quarta vez, a UFPA é contemplada com o Programa Top China Santander. De acordo com a assessora da Prointer Lindalva Moraes, o intercâmbio “é uma oportunidade única dos contemplados de ter acesso e de conviver com a diversidade cultural milenar da China. Durante essas três semanas, os alunos também irão trocar experiência e conhecimento com os estudantes chineses que participarão do processo, discutindo e socializando as ideias em torno de um mesmo tema, que, este ano, será Sustentabilidade e Gestão de Recursos Naturais. Isso é muito importante e, com certeza, irá acrescentar bastante para o conhecimento deles.” 

Candidatos elegíveis – Os candidatos ao programa precisam cumprir os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado na UFPA; ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso; ter inglês em nível avançado, uma vez que os cursos na China serão ministrados em língua inglesa; ter passaporte válido no ato da inscrição; não ter participado (alunos e professores) de outro programa de mobilidade para o exterior, mantido pela UFPA. 

Na hipótese de se tratar de professor, este deverá estar em efetivo exercício de suas atividades na IES e ter fluência em inglês. 

Inscrições – Para efetuar a inscrição, o aluno deverá entregar os seguintes documentos: cópia do comprovante de inscrição devidamente preenchido, disponível online; comprovante de matrícula; cópia do passaporte válido; Histórico Escolar da UFPA, com CRG (Coeficiente Geral de Rendimento); Curriculum Lattes; quaisquer dos certificados: resultado do TOEFL (Test of English as a Foreign Language); resultado do IELTS (International English Language Test System) ou de Nível Avançado em Língua Inglesa; carta de recomendação personalizada e assinada por professor da UFPA; carta de intenção do candidato expressando os motivos pelos quais deseja participar do programa, mostrando a relevância do tema “Sustentabilidade e Gestão de Recursos Naturais” e suas relações com sua formação acadêmica e profissional. 

Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado, até o dia 13 de maio, nos horários das 9h às 11h e das 14h30 às 16h, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 3º andar do prédio da Reitoria do Campus Universitário ou na Prointer da Travessa Três de Maio, 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt. Serviço: Em caso de dúvidas, entrar em contato com Laura Vieira pelo e-mail lauradiva@ufpa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário