quinta-feira, 11 de abril de 2013

Capes lança editais do Programa de Licenciaturas Internacionais

A Diretoria de Projetos Educacionais (Dipro/Proeg) divulga os Editais de Programa de Licenciaturas Internacionais – França e Portugal. O objetivo do Programa é elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. Para isso, o Programa visa à ampliação e dinamização das ações voltadas à formação inicial e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no ensino médio. Confira o edital para França e Portugal.

O Programa é voltado para os cursos de Licenciaturas em Letras, Artes, Física, Química, Biologia, Matemática e Educação Física. As propostas devem ser de docentes, com título de doutor, pertencentes ao quadro de carreira da Instituição há mais de três anos e com comprovada capacidade técnico-científica para o desenvolvimento do projeto. Também é necessário estar em efetivo exercício no magistério da educação superior; ser docente de um curso de licenciatura e ter experiência comprovada na execução de projetos de pesquisa.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais, Lucinda Guedes, o Programa “visa à diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além da ampliação das oportunidades de formação de licenciando por meio da realização de "graduação sanduíche", com dupla diplomação”.

Inscrições - As propostas deverão ser enviadas para a Diretoria de Projetos Educacionais por meio do e-mail dprojetos@ufpa.br, com o propósito de acompanhamento e orientação, para, em seguida, o coordenador selecionar os bolsistas e inscrever o projeto. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível na página da Capes, até o dia 8 de maio de 2013.

Os documentos descritos no edital devem ser gerados em formato “PDF”, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes), e incluídos, obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na internet.

Para mais informações sobre Portugal, clique aqui. Para a França, clique aqui.

Contatos da Dipro: dprojetos@ufpa.br e (91) 32017909.

Nenhum comentário:

Postar um comentário