quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Edital Capes-Fipse 2013 seleciona estudantes para intercâmbio nos EUA



A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) torna pública a versão 2013 do Edital Capes-Fipse. O programa vai selecionar quatro estudantes de graduação das Faculdades de Economia, Geografia e Sociologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), os quais irão participar de cursos e atividades do programa na Michigan State University (MSU), com o objetivo de internacionalização do conhecimento. O intercâmbio é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Fund for the Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), Department of Education, da MSU. Confira o edital.

Critérios - De acordo com o Edital, para participar da seleção, o candidato deverá estar regularmente matriculado como aluno, cursando um dos cursos de graduação da Instituição e ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso; apresentar elevado grau de desempenho acadêmico; ter domínio da língua inglesa e disponibilidade para participar de todas as atividades no projeto na UFPA e no exterior.

Para a professora Leila Assef, da Assessoria da Prointer, a participação dos estudantes da UFPA no programa tem elevada importância, “uma vez que proporciona aos nossos alunos a oportunidade de realizar um período de estudos em uma renomada instituição americana, que é a Michigan State University”, explica.

Inscrições – As inscrições irão até o dia 25 de fevereiro de 2013, sendo necessária a entrega, em envelope lacrado e identificado, dos seguintes documentos: comprovante de matrícula; cópia de passaporte válido; histórico escolar da UFPA, com CRG (Coeficiente Geral de Rendimento); Curriculum Lattes; Certificado de resultado do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), resultado do IELTS (International English Language Test System) ou de Nível Avançado em Língua Inglesa; Carta de recomendação personalizada e assinada por professor da UFPA; Carta escrita na língua inglesa expressando a intenção do candidato e os motivos pelos quais deseja participar do programa, mostrando a relevância do programa e suas relações com sua formação acadêmica e profissional.

Os documentos devem ser entregues até o dia 25 de fevereiro, no horário das 9h às 11h e das 14h30 às 16h, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no prédio da Reitoria do Campus Universitário.

Resultado – O resultado final sairá no dia 01 de março de 2013 e beneficiará o aluno com uma bolsa mensal no valor de U$870,00, Auxílio Instalação de U$110,00 mensais, Seguro Saúde de U$90,00 mensais e passagem aérea.

Haverá um curso por meio de videoconferência no mês de março, cursos presenciais no período de 26 de maio a 14 de junho e o curso na Michigan State University, nos meses de setembro a dezembro de 2013.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Reprodução / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário